BR-163 conta com primeiro centro mato-grossense de tratamento e distribuição de sementes

Unidade SeedPlace 163 reduz tempo de logística e aproxima clientes da Região Norte de MT

31.08.2023 | 14:13 (UTC -3)
Crop AgroComunicação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Facilitar a logística de sementes assegurando a qualidade e rentabilidade ao produtor. Esse é o principal objetivo do SeedPlace 163, primeiro centro brasileiro de distribuição e tratamento de sementes às margens da BR-163, entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso – Mato Grosso. Uma localização estratégica que deixa a semente muito mais perto de um dos grandes e importantes polos produtivos do país, a Região Norte do Estado.

Moderna e com muita tecnologia empregada, a nova unidade da empresa mato-grossense cuja marca de sementes de soja é a Agro-Sol entrega a maior parte das sementes tratadas diretamente nas propriedades, com as cargas termicamente protegidas. O uso de ferramentas para proteção da produção contribui para manutenção da qualidade das sementes, da origem até o destino.

Diretor Executivo da empresa, Eduardo Dallastra destaca que a instalação da unidade na BR-163, chamada Rodovia da Soja, permite que a semente chegue com mais agilidade e segurança aos produtores do Norte de Mato Grosso, Pará e outras regiões do Brasil.

"Nosso cliente é aquele que busca a compra direta de sementes então a Agro-Sol fornece a conveniência de o produtor ter a semente pronta, já tratada, no tempo certo, nem muito antes e nem depois do momento ideal para o plantio, por isso nós optamos em fazer essa aproximação do centro de distribuição e tratamento com os produtores. E a Região Norte de Mato Grosso é muito forte, que cresceu muito, então o SeedPlace BR-163 está instalado estrategicamente para garantir a entrega mais pontual dessa semente pronta", afirmou.

Controle de qualidade

A Agro-Sol é a primeira do mercado a acreditar no TSI (Tratamento de Sementes Industrial). Com uma estrutura completa e moderna, com equipe exclusiva e espaço próprio, o serviço de TSI da Agro-Sol garante proteção extra à toda tecnologia incorporada à semente no estágio inicial da planta.

Em parceria com a Syngenta, a empresa oferece os pacotes mais modernos de tratamento para que as sementes sejam tratadas com tecnologias para o controle de pragas, doenças e nematoides.

Estrutura

Às margens da BR-163, entre Sorriso e Lucas do Rio Verde – Mato Grosso, a nova unidade de distribuição e tratamento da Agro-Sol, SeedPlace 163, possui duas câmaras frias e toda estrutura para o TSI. São dois armazéns com área de 5 mil metros quadrados (m²), cada, totalizando 1 hectare de área construída, climatizada e com controle de umidade.

O centro de distribuição e tratamento estoca, atualmente, 20 mil big bags de 5 milhões de sementes cada. Mas a capacidade da empresa é maior, entre Campo Verde e o SeedPlace BR-163, o espaço para armazenamento próprio é de 40.000 big bags de 5 milhões de sementes, cada.

De acordo com o diretor Eduardo Dallastra, a empresa possui como principais clientes os médios e grandes produtores do Estado. E a expectativa de avanços no mercado é muito positiva.

"A Agro-Sol tem crescido proporcionalmente ao avanço dos números da produção do agronegócio. Em 2016, a empresa produzia e comercializava cerca de 240 mil sacos de sementes, neste ano, a nossa projeção é de cerca de 1,4 milhão de sacos. A conveniência da semente pronta para o plantio, na hora certa, com segurança e qualidade é o que nós da Agro-Sol oferecemos ao agricultor", completou Dallastra.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro