Bayer CropScience promove debate sobre o controle do greening

12.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Bayer CropScience promoveu recentemente em Brasília o “1º Debate sobre o controle do greening e o manejo integrado de pragas na citricultura”, evento que reuniu pesquisadores e consultores especializados em citros, representantes de indústrias e órgãos regulatórios para uma discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos citricultores para o controle da doença. Entre os principais pontos do evento está o debate sobre a importância das ferramentas existentes para o controle do psilídeo.

“Esta foi uma grande oportunidade. Precisamos de mais eventos como este, que reuniu numa mesma sala representantes dos diferentes setores para uma discussão de assuntos em comum e/ou aqueles que, de alguma forma, possam dificultar o manejo de pragas e doenças na citricultura”, afirma o pesquisador Pedro Takao Yamamoto do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), que, durante o evento, realizou uma apresentação sobre o cenário da citricultura brasileira e o impacto do greening para a agricultura nacional.

A apresentação foi seguida pela palestra do professor Santin Gravena, da Gravena Ltda., sobre o Manejo de Pragas na Citricultura. O professor defendeu a adoção de produtos modernos e seletivos, para que o inseto vetor do greening seja controlado da melhor forma possível, mas sem comprometer os insetos benéficos.

Na seqüência, os participantes iniciaram um debate sobre as principais necessidades da citricultura no que se refere ao controle da doença no Brasil, como o registro de soluções modernas, modalidades de aplicações (por avião e drench) e adoção correta e racional de defensivos agrícolas, além de aproximar mais todos os setores da cadeia produtiva. “O evento foi muito válido para que nós, produtores, e também consultores, pudéssemos nos aproximar das autoridades regulatórias, responsáveis pela Legislação em nosso setor. Com isso, pudemos relatar sobre esse grande problema que a citricultura brasileira está passando”, destacou Ivan Brandimarte, um dos responsáveis pela área de controle do greening do Grupo Fischer.

Em sua participação, o coordenador geral de Registro de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luis Rangel, destacou a necessidade de ouvir o setor produtivo quanto às questões relacionadas ao controle da doença. “A iniciativa da Bayer CropScience foi extremamente importante, porque nos aproximou dos produtores; geralmente o nosso contato é diretamente com a indústria. Há muitos anos não presenciava um debate relevante neste segmento e fiquei surpreso com alguns depoimentos sobre o que está acontecendo no campo em relação ao greening. O mais interessante é que não houve a defesa de um produto, como é mais comum, e sim a promoção de um debate sobre um problema que prejudica muito a produção de citros no País”, destacou.

No encerramento, os participantes firmaram um compromisso: a elaboração de um documento formal com as possíveis soluções para o controle do greening. Este documento será entregue à Coordenadoria Geral de Registro de Agrotóxicos do MAPA.

O Grupo Bayer é uma empresa global baseada em pesquisa e voltada ao crescimento. Suas principais competências concentram-se nos campos de cuidados de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subsidiária da Bayer AG, com faturamento anual de cerca de 5,8 bilhões de euros (2007), é líder mundial entre as empresas inovadoras no setor de ciências agrícolas nas áreas de proteção de cultivos, controle de pragas não-agrícolas, sementes e biotecnologia das plantas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio, tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável quanto para aplicações não-agrícolas. A Bayer CropScience conta com uma força global de trabalho de cerca de 17.800 colaboradores e tem representação em mais de 120 países. No Brasil, conta com mais de 900 colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental no Estado de São Paulo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro