Evento vai apresentar potencial da canola no Brasil
O XI Curso de Canola, marcado para o dia 21 de março, em Passo Fundo, RS, traz o tema “Acerte no manejo e colha resultados”
Com o objetivo de apoiar agricultores a implementar processos de rastreabilidade nas produções agrícolas, a Bayer, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) assinaram acordo de cooperação durante a Convenção ABRAS 2019, nesta terça-feira, dia 19 de março, no Rio de Janeiro (RJ).
A iniciativa está alinhada às regras de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defenviso agrícolas, implementadas em agosto de 2018, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Até fevereiro de 2020, todas as frutas e vegetais frescos in natura destinados ao consumidor final deverão estar aptos a ser rastreados ao longo do processo, incluindo produção agrícola, estocagem, logística de distribuição e venda para consumo, seja por meio de etiquetas, QR Code e/ou código de barras. Sendo assim, iniciativas voltadas à capacitação dos produtores são de fundamental relevância e a Bayer, por meio da ferramenta BayG.A.P, em parceria com o IICA, passa a disponibilizar um curso online e gratuito, a partir de junho deste ano, para instrução dos agricultores.
"O BayG.A.P é um aliado do agricultor, uma vez que traz conhecimento sobre temas importantes, como certificações e rastreabilidade, segurança do alimento, manejo integrado de pragas, entre outros temas. O objetivo é dar o apoio necessário na adequação sustentável de sua produção, de acordo com as principais exigências dos mercados nacional e internacional. É uma contribuição importante para a promoção de boas práticas agrícolas, beneficiando os agricultores, parceiros e consumidores", explica Gerhard Bohne, líder da divisão Crop Science da Bayer no Brasil.
O acordo de cooperação abrange o envolvimento dos três parceiros: a Bayer é responsável por promover o conteúdo do curso de capacitação; a ABRAS cuida da divulgação do conteúdo online e o estimulo à participação de produtores, incluindo os 32 mil aderentes ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA); e o IICA oferta o curso em sua plataforma virtual, para todos os agricultores interessados.
"A formalização desta parceria entre Bayer, IICA e ABRAS é positiva por envolver diferentes atores da cadeia de produção de frutas e vegetais e por trazer educação aos agricultores que são fornecedores do setor varejista. Ao mesmo tempo, é inovadora, porque além da colaboração dos diferentes atores, ela ainda traz a solução de forma digital, por meio de um curso online, atendendo a tendência do mercado", reforça Marcio Milan, superintendente da ABRAS.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura