Segue plantio da soja iniciado nos últimos dias no RS
Elevada umidade no solo durante praticamente toda a semana não permitiu avanços significativos
As chuvas que marcam o fim do período seco são bem-vindas para a agricultura. Mas para o cultivo da cana-de-açúcar, esta época do ano requer uma atenção maior no manejo de pragas. A população da cigarrinha aumenta com o início das chuvas e pode representar grande risco de perdas de rendimento aos canaviais, sendo uma das principais pragas da cultura e que está presente na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar do país.
De acordo com a Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) localizado em Ribeirão Preto - SP, "se as cigarrinhas começarem a se desenvolver partir de novembro, após o início das chuvas na região Centro Sul, nós vamos ter muitos problemas porque os canaviais estarão de pequeno porte e mais suscetíveis aos danos causados pelo inseto". A especialista recomenda a realização do controle no momento correto, respeitando o manejo e rotações de ingrediente ativo.
Como opção para a rotação de ingrediente ativo e para o controle mais eficiente, a Basf lança Entigris para o combate à cigarrinha. O novo inseticida tem formulação com maior solubilidade, absorção e efeito sistêmico. Outros benefícios são a rápida resposta no controle e longo efeito residual de controle com flexibilidade de uso para toda época de ocorrência da cigarrinha. A solução já pode ser aplicada nos canaviais na safra 2021/22.
"A cigarrinha ataca o canavial no período mais favorável para o desenvolvimento da cana, o que pode causar grandes prejuízos na cultura se o controle não for feito de maneira eficiente, especialmente porque a plantação já está debilitada vindo de um período de déficit hídrico considerável", explica o gerente de Marketing de Cana-de-açúcar e Amendoim de Soluções para Agricultura da Basf, Douglas Leme de Oliveira.
A empresa oferece uma nova solução alinhada com as necessidades dos agricultores e visando o legado de todo o setor canavieiro. "A Basf é reconhecida no mercado pela consistência e credibilidade nos posicionamentos dos produtos. E isso só é possível porque trabalhamos próximo de pesquisadores e dos agricultores, alinhados com as necessidades do setor. O resultado é a eficácia que se vê no canavial", afirma Oliveira.
O lançamento de Entigris foi realizado na Fazenda Basf, novo hub de conteúdo do agro brasileiro. O evento aconteceu em 21/10/2021, com a apresentação do produto, dos desafios de controle e manejo da cigarrinha e as perspectivas de mercado para a próxima safra.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Elevada umidade no solo durante praticamente toda a semana não permitiu avanços significativos
Presidente e diretores receberam prefeito e vice-prefeito de Resende, secretários de Meio Ambiente, entidades ambientais e representantes de órgãos municipais e estaduais