ICL apresenta programa nutricional para o Sul do Piauí
Empresa participa da XIII Exposoja, que ocorre até sábado, 7 de maio, no distrito de Nova Santa Roa, Uruçuí (PI)
O setor do agronegócio é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021. O setor alcançou uma participação de 27,4% do PIB do Brasil, sendo a maior desde 2004, quando representava 27,53% do todo.
Diante deste cenário, se torna essencial que os produtores rurais tenham auxílios financeiros para que possam investir em seus negócios e continuem produzindo mais para atender a demanda da população, não só brasileira, mas também a do mundo. Atualmente, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, com aproximadamente 100,7 bilhões de dólares, atrás apenas da União Europeia, dos Estados Unidos e da China, segundo dados da CNA.
“Uma das opções oferecidas no mercado é a antecipação de recebíveis, que permite o adiantamento de valores futuros, para que os produtores tenham dinheiro em caixa para investir em ampliações e mais qualidade nas suas operações, por exemplo. Desta forma, a empresa ou produtor pode transformar o dinheiro que só receberia posteriormente em parcelas em valores a serem recebidos à vista”, ressalta Jéssica Dias, coordenadora administrativa da QuallyCred, securitizadora de Tatuí (SP) que atua no ramo desde 2008.
Com essa antecipação, Dias destaca que os produtores rurais conseguem ter um ganho de produtividade considerável, já que conseguem ter dinheiro em caixa para investir em maquinários, insumos e tecnologias da agricultura de precisão, por exemplo, algo que se tornou essencial para o agronegócio. Além de aumentar a prosperidade do produtor, esse ciclo beneficia a população com geração de emprego e renda e produtos de maior qualidade.
“A antecipação de recebíveis é uma escolha inteligente e eficaz porque usa um dinheiro que já pertence à empresa, sem precisar recorrer a empréstimos e financiamentos. Além de ter menos burocracia na contratação, rapidez na liberação dos recursos, taxas menores e mais atrativas, essa modalidade evita que as empresas dos produtores rurais fiquem endividadas e permite que consigam continuar competitivas, gerando empregos e renda e fomentando a economia”, relata.
A utilização desse tipo de serviço tem dado mais segurança à empresa Qually Grama, que é produtora de grama e tem sede em Tatuí. De acordo com o diretor financeiro, Vitor Inácio, a Qually Grama está aproveitando a antecipação de recebíveis para investir no seu projeto de expansão, com abertura de novas filiais, e na compra de equipamentos mais sofisticados, para se manter mais competitiva no mercado.
“Há cerca de quatro anos usamos esse serviço, com a troca de títulos de nossos clientes. Ou seja, eu antecipo o recebimento de dívidas, que já estão em atraso por diversos motivos, antecipando o pagamento por meio do serviço da QuallyCred. Os clientes aceitam essa negociação e conseguimos receber o dinheiro numa data melhor para nós”, explica.
Inácio destaca que essa antecipação garante que a empresa tenha um fluxo de caixa mais saudável, trazendo mais segurança para investimentos futuros. “Temos despesas mensais muito altas, por isso recorremos a esse serviço para evitar que tenhamos prejuízos”, afirma.
A QuallyCred é especialista em antecipação de recebíveis, por isso consegue oferecer, com agilidade, soluções que são extremamente simples e seguras. “Os nossos serviços são pensados de acordo com a necessidade de cada cliente, através de uma parceria sólida e confiável. Oferecemos antecipação de recebíveis com as melhores taxas de maneira eficaz, gerando melhorias e fôlego para as empresas. Antecipar seus recebíveis é ter o controle financeiro do seu negócio e sem precisar se preocupar com o futuro”, afirma a diretora administrativa da empresa.
Para realizar a operação, a empresa passa por um processo de formalização no sistema da QuallyCred, com informações e documentos necessários, para então poder enviar as notas fiscais, cheques e outros recebíveis para desconto. “Assim que a operação é recebida em nosso sistema, nosso time analisa os títulos e informa ao cliente sobre a aprovação total ou parcial da solicitação. Os documentos são postados para assinatura na plataforma digital e, após a formalização, é liberado o recurso direto na conta da empresa de forma segura e no mesmo dia”, conclui Dias.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura