Alltech cresce 180% em 2015 e projeta faturamento de U$S 4 bilhões

Após realizar 13 aquisições de empresas do setor pelo mundo, expectativa é alcançar valor nos próximos três anos. No Brasil, multinacional encerrou o ano com 100% das metas de vendas atingidas

10.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Giorgia Gschwendtner

A Alltech Inc. fechou o ano de 2015 com faturamento global de US$ 2,1 bilhões, registrando crescimento de 180% em comparação a 2014, quando faturou US$ 750 milhões. O bom desempenho é resultado da fusão com duas importantes empresas de nutrição animal no Canadá, a Ridley e a Masterfeeds, bem como em função do crescimento orgânico nos principais mercados, que tem permitido a empresa projetar para, nos próximos três anos, chegar a marca de US$ 4 bilhões em faturamento. As operações no Brasil são responsáveis pelo segundo maior volume de produção mundial da multinacional, e em 2015, atingiram 100% das metas de vendas, crescendo 7% no mercado interno, que junto ao mercado externo representou 17%.

“Diante de um cenário político e econômico conturbado no território brasileiro, que impactou diversos setores, conseguimos alcançar nossa meta e já projetamos para 2016 uma expansão de 12% nas vendas da Alltech no mercado interno", analisa o diretor da Alltech do Brasil, Clodys Menacho.

Os resultados refletem o investimento realizado em 2014 na planta de São Pedro do Ivaí (PR), que possibilitou a independência energética da empresa. “Se analisarmos o mercado, muitas empresas enfrentaram dificuldades por conta da elevação da tarifa de energia. Após a instalação de tecnologia própria em nossa unidade no interior do Paraná passamos a produzir de forma mais autônoma, o que certamente fez a diferença", pontua o diretor.

Para dar suporte ao crescimento previsto nas vendas, a Alltech do Brasil pretende ampliar a equipe, a fim de atender demanda de mercado. “Tivemos um incremento de 11% em nosso quadro de colaboradores", comenta Menacho. Além disso, estão previstos investimentos em treinamento interno, seguindo a política da empresa de valorizar o capital humano. A companhia possui um plano de capacitação para os funcionários em todos os níveis. “O grande diferencial da Alltech é que os treinamentos atingem vários níveis e não apenas o gerencial ou executivo", explica a diretora Administrativa, Elaine Rodrigues.

Entre as oportunidades, o primeiro treinamento inicia após seis meses de contratação, quando o funcionário passa por três dias de aprendizado sobre o ambiente corporativo e os produtos, conhecido como B2B – Back to Basics. Além disso, a empresa oportuniza para funcionários com no mínimo seis anos de casa em função de gestão um Mini MBA Internacional e também treinamento de desenvolvimento pessoal, organizado em três módulos após um ano de experiência na empresa. Para os integrantes da equipe de vendas com no mínimo seis meses de empresa, ao longo do ano são realizados dois treinamentos.

Aquisições

Em 2015, em operações globais, além da aquisição da Ridley e da Masterfeeds, a companhia realizou formalizou a compra de duas empresas norueguesas, a Produs AS and Produs Aqua AS, com atuação na área agrícola e aquicultura. As fusões ampliam a presença da empresa em mais de 128 países, com um total de 4.200 funcionários no mundo todo. O posicionamento, segundo o fundador e presidente da Alltech, Dr. Pearse Lyons, é aproveitar o conhecimento e a tecnologia desenvolvida e somar as influências dessas empresas localmente. “Estamos trabalhando para melhorar o desempenho e valor para os produtores no âmbito global, principalmente, em termos de eficiência e rentabilidade", avalia Lyons.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro