Agroindústria reduz perdas e deve operar em campo positivo, diz FGVAgro

O FGV Agro ainda espera que a Agroindústria cresça levemente, em 0,2%, em relação ao ano de 2022, no cenário base

24.11.2023 | 12:22 (UTC -3)
Luana Magalhães

Pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que em setembro/2023, a produção agroindustrial registrou uma expansão de 2,5% frente ao mesmo período de 2022. Essa alta foi derivada da expansão de 5,8% do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas.

Por sua vez, o segmento de Produtos Não-Alimentícios contraiu pela décima terceira vez consecutiva (-1,3%). Com o resultado positivo do mês, a Agroindústria reduziu suas perdas no acumulado no ano: passou de -0,4% (até agosto/2023) para -0,1% (até setembro/2023).

Para 2023, o FGV Agro espera que a Agroindústria cresça levemente, em 0,2%, em relação ao ano de 2022, no cenário base. Essa alta deverá ocorrer por conta do crescimento (3,5%) do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas e pela menor contração dos Produtos Não-Alimentícios (-3,4%) - vale destacar que, ao longo do ano, esse segmento chegou a acumular contração de quase 5,5%.

O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas vem sendo favorecido pelo pela safra recorde, pela queda de inflação de alimentos e pela manutenção do bom ritmo no mercado de trabalho. Já o segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, também conta com alguns desses fatores positivos, porém, eles vêm sendo superados pelos desempenhos negativos, notadamente, dos setores de Insumos Agropecuários, Produtos Florestais e Produtos Têxteis.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro