Com oferta elevada, preços do milho fecham setembro em queda
Os preços do milho encerraram o mês de setembro em queda na maior parte das praças acompanhadas pelo Cepea, exceto no Rio Grande do Sul e no Nordeste
O Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, é um dos destaques do Esalqshow 2018. O fórum, dedicado a estimular inovações e empreendedorismo na agricultura, acontece entre os dias 9 e 11 de outubro, em Piracicaba (SP). A ferramenta conta com tecnologia para trazer aos usuários informações geolocalizadas, com alta acuracidade, capazes de impactar a produtividade das fazendas em todo o Brasil. A solução pioneira no mercado já é reconhecida como case de inovação, sendo um dos principais serviços de tecnologia integrada para o campo.
O Agroclima PRO permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas por radares e outras inovações como Machine Learning e Inteligência Artificial, a ferramenta entrega previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses. Também é possível ter acesso a dados históricos, balanço hídrico e receber alertas fitossanitários.
“Construímos uma solução que tem como base a inteligência de dados. Por meio da interpretação de todos esses conteúdos coletados, nosso time de especialistas consegue ofertar informações mais precisas, ajudando a otimizar o dia a dia do agronegócio”, explica Patrícia Madeira, diretora de Produto da Climatempo.
Recentemente, a plataforma passou por uma atualização para oferecer navegação mais intuitiva ao usuário, com acesso mais rápido e fácil às informações. Além disso, passou a disponibilizar campos NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), imagens de satélite que tornam possível monitorar o desenvolvimento do vigor da plantação, evitando perdas na produtividade. Com esses índices em mãos, o produtor tem um diagnóstico da vegetação para compreender o comportamento da plantação e seus ciclos sazonais do cultivo.
Outra novidade é o Radar Agroclima PRO que auxilia no monitoramento em tempo real de chuva e queimadas, proporcionando a tomada de decisões de maneira mais rápida e assertiva. Com ele, é possível mapear as chuvas por talhão e ainda combater rapidamente qualquer foco de queimada na lavoura. O serviço também tem investido em uma atuação multicanal, levando dados para os agricultores onde quer que eles estejam. A grande novidade é o Alerta WhatsApp Agroclima PRO, que possibilita aos assinantes receber as previsões para a semana, específicas por região e cultura, na tela do celular.
“O fator clima aparece nas mais diversas pesquisas feitas no setor de agribusiness como a principal preocupação do produtor em todo o país. Com o Agroclima PRO e todas as suas novidades, queremos promover e difundir o melhor uso das informações climáticas no Brasil, a fim de melhorar a produtividade e a rentabilidade no campo”, afirma Carlos Magno, presidente da Climatempo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura