Adiamento do Plano Safra 2024-25 surpreende e preocupa produtores rurais

Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina manifestou-se hoje sobre o adiamento

26.06.2024 | 16:27 (UTC -3)
MB Comunicação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O adiamento da apresentação do novo Plano Safra 2024/25, marcado para esta semana, causou preocupação em entidades agrícolas brasileiras. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi uma delas, e se manifestou hoje, através do vice-presidente executivo Clemerson Argenton Pedrozo (na foto), sobre a nova data estipulada para o dia 03 de julho. 

De acordo com Pedrozo, o adiamento cria insegurança entre os produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, que esperavam, a partir desta semana, planejar e contratar recursos para custeio da safra e investimentos em máquinas, implementos, equipamentos e edificações rurais. 

A preocupação da Faesc relaciona-se à necessidade da efetiva disponibilização dos recursos, nas agências bancárias, a tempo para que os produtores adquiram os insumos necessários – sementes, fertilizantes, defensivos etc. – sem prejudicar o calendário agrícola. “Depois do anúncio ainda podem surgir ajustes no Plano Safra, o que pode retardar sua implementação”, aponta.

O vice-presidente executivo assinala que uma das maiores reivindicações é o aumento de recursos para subsídio do seguro agrícola de forma a permitir que maior número de produtores tenham acesso a essa garantia para safras e plantéis. Pedrozo também destacou o papel de vigilância da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) na defesa do setor primário da economia, que está protestando energicamente contra o adiamento do Plano Safra.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro