Abiarroz reafirma compromisso pela manutenção regular do suprimento de arroz

A despeito da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria do arroz afirma seu compromisso perante a sociedade

26.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Elton Doeler

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) representa nacionalmente as indústrias e cooperativas de beneficiamento de arroz. A despeito da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria do arroz vem afirmar seu compromisso perante a sociedade de envidar todos os esforços para a manutenção regular do suprimento de arroz.

A indústria orizícola está ciente da sua importância enquanto atividade essencial, nos termos do art, 3º, XII, do Decreto nº 10.282/2020, e não se furtará de atender as necessidades da população brasileira, observadas todas as cautelas demandadas pelos órgãos competentes para garantir a segurança de seus colaboradores e consumidores.

A safra brasileira de arroz começou a ser colhida em 30 de janeiro e a estimativa é de que já tenha sido colhido cerca de 35% da produção, o que deve assegurar um abastecimento normal de matéria-prima para o setor industrial. Este, por sua vez, detém capacidade de produção ociosa e está apto a responder prontamente a uma eventual demanda adicional do produto.

A apreensão do setor é quanto a fatores alheios à indústria brasileira, como restrição de oferta, disponibilidade do transporte de cargas, taxa de câmbio elevada, com reflexo na importação e exportação do cereal. Caso o poder público assegure a normalidade destes fatores, não vislumbramos nenhum entrave ao abastecimento de arroz no país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro