Mapa e Embrapa lançam curso virtual de irrigação
Objetivo é aumentar e melhorar a capacitação de mão-de-obra para o setor
Na próxima terça-feira, 5 de abril, o município de Ibiraci, no Sul de Minas, recebe a primeira etapa do 16º Circuito Mineiro de Cafeicultura. O evento terá início às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Manuel Saturnino de Andrade. O Circuito Mineiro é uma promoção da Emater–MG, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal de Lavras e prefeituras.
O objetivo do Circuito é promover a troca de tecnologias e informações entre técnicos, empresários e produtores, visando à melhoria da qualidade do café, redução de custos na produção, aumento na renda dos produtores, manutenção e criação de novos empregos, melhoria na gestão e comercialização e sustentabilidade da cadeia cafeeira. Em 2016, serão realizadas 25 etapas do circuito nas principais regiões produtores de Minas Gerais,
Durante o evento em Ibiraci, serão realizadas palestras com temas de grande interesse para os cafeicultores. Entre os assuntos abordados estão a “Identificação dos Distúrbios Fisiológicos do Cafeeiro”, que terá a condução do engenheiro agrônomo e coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Maciel Yukio Nishioka; “Sistemas de Bioativação do Solo”, com o engenheiro agrônomo Ademir Callegari, e “Tecnologias para Nutrição do Cafeeiro”, com Marcelo Frota, engenheiro agrônomo do Café Brasil.
O coordenador técnico regional da Emater-MG em Passos, Kleso Júnior, que irá fechar o ciclo de palestras, com o tema “Qualidade e Sustentabilidade da Planta à Xícara”, explica a importância do Circuito de Cafeicultura: “Nesta palestra, trabalharemos na busca por incrementos de produtividade e qualidade do café. Vamos procurar, nesse evento, discutir e encontrar soluções que possam aumentar a produtividade, reduzir custos e também melhorar a qualidade do café”, declarou.
Para Frederico Ozanam de Souza, gerente regional em Passos da Emater-MG, o Circuito Mineiro de Cafeicultura em Ibiraci será muito importante e afirma que certamente boas ideias surgirão neste encontro. “A importância dessa etapa em Ibiraci é extremamente significativa. Acredito que vamos sair de lá com mais conhecimento e com sugestões para buscarmos melhorar a cafeicultura na região”. As informações sobre as etapas do Circuito Mineiro da Cafeicultura podem ser obtidas nos escritórios da Emater-MG
Etapas do Circuito – municípios confirmados
Abril
Ibiraci – dia 5
Nepomuceno – dia 7
Paraguaçu – dia 8
Boa Esperança – dia 12
Nova Resende – dia 14
Guaxupé – dia 19
Divisa Nova – dia 20
Alfenas – dia 27
Jacutinga – dia 28
Vieiras – dia 28
Maio
Cachoeira de Minas – dia 4
Lavras – dia 5
Cabo Verde – dia 12
Angelândia – a definir
Outubro
Carmo da Cachoeira – dia 19
Ouro Fino – dia 20
Muriaé – dia 20
Santo Antônio do Amparo – dia 25
Santa Margarida – a definir
Chalé – a definir
Campos Altos – a definir
Novembro
Coqueiral – dia 10
Três Pontas – dia 17
Ilicínea – dia 24
Campo Belo – dia 25
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura