
Nicossulfurom (nicosulfuron) é um herbicida seletivo da classe das sulfonilureias, amplamente utilizado na agricultura para o controle de gramíneas anuais e perenes, bem como algumas dicotiledôneas. É aplicado pós-emergência e atua de forma sistêmica, sendo absorvido pelas folhas e raízes, com translocação via xilema e floema.
Nome comum (ISO): Nicosulfuron
Sinônimos: DPX-V9360 (código de desenvolvimento da DuPont); HU-195, SL-950, ASC 67041 (códigos de desenvolvimento); Accent, Nisshin (marcas de produtos comerciais).
Fórmula bruta: C15H18N6O6S
Número CAS: 111991-09-4
Classe química: Sulfonilureia (HRAC Grupo 2; atua como inibidor da enzima acetolactato sintase - ALS).
Histórico de desenvolvimento: o nicosulfuron foi descoberto pela ISK Biosciences (atual ISK) no final dos anos 1980, como parte do esforço para desenvolver herbicidas seletivos para gramíneas em culturas de cereais. A DuPont de Nemours & Co. assumiu a fabricação comercial e os testes iniciais, com produção em Belle, Virgínia Ocidental (EUA). Testes de campo começaram em 1990 nos EUA e Canadá.
Modo de ação: é um herbicida sistêmico seletivo que inibe a enzima acetolactato sintase (ALS, também conhecida como AHAS), essencial para a biossíntese de aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) nas plantas. Isso interrompe o crescimento das células meristemáticas, levando à clorose, necrose e morte da planta em 2-3 semanas. É absorvido rapidamente pelas folhas (com alguma absorção radicular) e translocado via floema e xilema para tecidos em crescimento. É seletivo para gramíneas sensíveis (ex.: capim-colchão, capim-annoni), mas tolerado pelo milho devido à metabolização rápida pela enzima glutationa S-transferase.
Números de patentes: US 5411932, CA 2708428 e outras.