Influência do uso de Setting BR na produtividade da soja
Por Clóvis Albino Perin e Evandro Cezar Nogara, da CP Assessoria Agropecuária
O potencial de produção da lavoura de soja começa a ser definido logo na semeadura. E esta definição passa pela escolha de uma semente de alta qualidade, um bom plantio e pela proteção das plântulas contra as pragas e doenças iniciais.
A base de uma lavoura de soja de alto rendimento é uma semente de excelente qualidade, com altos índices de germinação e vigor, que darão origem a plantas mais robustas, com um bom sistema radicular e boa parte aérea. Estas plantas, por sua vez, são mais eficientes na absorção de água e nutrientes e também na fotossíntese, isso significa plantas com melhor capacidade de enchimento de grãos, ou seja, mais produtividade para o agricultor.
A lavoura de soja está sujeita ao ataque de várias pragas e doenças, este ataque é ainda mais crítico no desenvolvimento inicial, portanto há uma necessidade de se pensar na proteção destas plântulas. Por isto, é de extrema importância a escolha de um bom tratamento de sementes, que tenha um amplo espectro de controle e consiga proteger a lavoura dos patógenos e também das pragas iniciais de solo e parte aérea, como as lagartas, corós, piolhos-de-cobra, nematoides, entre outros.
O tratamento de sementes com bons produtos de amplo espectro, como CropStar, é fundamental, pois preserva a população de plantas, o sistema radicular e área foliar do ataque das pragas. Segundo alguns estudos, a perda de uma única planta por metro quadrado pode resultar na perda de até quatro sacos por hectare, evidenciando a importância da proteção inicial do tratamento de sementes. Além disso, a perda de área foliar resulta em uma menor taxa fotossintética, portanto menor produção de grãos e menor rendimento da lavoura.
A associação de sementes de alta qualidade com uma excelente proteção inicial, através do tratamento de sementes, é o início ideal de uma lavoura forte, bem protegida e de alto rendimento para o produtor.
Acesse também pelo site.
LEIA TAMBÉM:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura