O açaizeiro é uma palmeira tipicamente amazônica, principalmente no estuário Amazônico, a ocorrência expressiva do táxon é notória em florestas de várzeas, sendo considerada a palmeira de maior importância econômica, social e cultural da região Norte do Brasil, tendo em vista as diferentes possibilidades de uso e comercialização dos seus produtos e subprodutos. Esta espécie confere grande valor alimentar e comercial para as populações amazônicas.
O seu potencial sócio-econômico é baseado na exploração dos frutos, que destes é extraído a polpa arroxeada que vem conquistando mercado em outras regiões e no exterior em razão das suas propriedades energéticas e antioxidantes.
Entretanto, a palmeira do açaí possui aproveitamento integral, desde a utilização alimentar ao uso medicinal. Com o caule constroem-se casas e cercas, e extrai-se o palmito usado tanto para alimentação humana quanto animal, as folhas servem para coberturas de ambiente, alimentação animal e largamente na confecção de artesanatos. O lixo orgânico gerado pela extração da polpa dos caroços é uma alternativa de substrato orgânico de excelente qualidade e produção de combustível.
Infelizmente, em face da múltipla utilização, as populações naturais do espécime diminuíram consideravelmente. Todavia, este recurso natural merece atenção da comunidade cientifica no que diz respeito a estudos que subsidiarão informações da espécie para auxiliar no manejo adequado.
Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Areia, PB.
selmafeitosa7@hotmail.com
Praça 3 de Maio, 168 – Residencial, ap 301
Areia, PB -58397-000
Doutorando em Agronomia (Ecologia Vegetal e Meio Ambiente) da
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Areia, PB.
julianofabricante@bol.com.br.
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura