Broflanilida (Broflanilide) é um inseticida de amplo espectro desenvolvido para o controle de pragas mastigadoras e solo-habitantes em culturas agrícolas, como lagartas (Lepidoptera), besouros (Coleoptera) e tripes (Thysanoptera). Ele é particularmente eficaz contra pragas resistentes a outros inseticidas. Pode ser aplicado via foliar, no sulco ou tratamento de sementes.
Nome comum (ISO): Broflanilide
Sinônimos: Alecto, Cimegra, Exponus, Olympo, Tenebenal, Teraxxa e outros (marcas de produtos comerciais).
Fórmula química bruta: C25H14BrF11N2O2
Número CAS: 1207727-04-5
Classe química: meta-diamida (meta-diamide), subclassificada como inseticida organohalogênico policíclico. É o primeiro composto da classe a ser comercializado, pertencente ao Grupo 30 do Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC).
Ano de lançamento: 2021
Histórico de desenvolvimento: broflanilida foi descoberta pela Mitsui Chemicals Agro, Inc. (MCAG), no Japão, a partir de 2002, com base em modificações estruturais radicais no composto líder flubendiamide (um inseticida diamida orto-substituído desenvolvido pela Nihon Nohyaku). A estrutura meta-diamida foi gerada por meio de otimizações nos três anéis benzeno do flubendiamide, resultando em alta atividade contra pragas Lepidoptera, e posteriormente expandida para Coleoptera e Thysanoptera. O desenvolvimento conjunto com a BASF começou em 2014, com acordo formal assinado em 2017 para comercialização global. Testes de campo e otimizações sintéticas (incluindo rotas escaláveis) foram concluídos até 2020, levando ao lançamento em 2021. É metabolizado in vivo para desmetil-broflanilide, que é o metabólito ativo principal.
Modo de ação: atua como modulador alostérico não competitivo dos canais de cloreto ativados por GABA (ácido γ-aminobutírico) em receptores resistentes à dieldrina (RDL) em insetos. Bloqueia irreversivelmente a transmissão nervosa, causando hiperpolarização excessiva, paralisia e morte. Seu modo de ação é único (Grupo 30 IRAC), tornando-o eficaz contra pragas resistentes a inseticidas GABA-antagônicos convencionais (como fipronil). A metabolização para desmetil-broflanilide aumenta a seletividade e persistência no alvo.
Números de patentes: US 9,963,451 B2; WO 2019/158408 A1 e outras.