Ficha Técnica Nova Momentum

Lançamento da Valtra, a nova Plantadeira Momentum, com modelos de 18 até 24 linhas, é uma versão compacta, mas que traz toda a tecnologia dos modelos maiores da série

18.04.2023 | 08:57 (UTC -3)

A palavra Momentum, que vem do latim e significa movimento, dá nome à família de plantadeiras que elevaram o plantio a um novo patamar, implementando tecnologia de ponta e trazendo um grande diferencial no mercado de plantadeiras autotransportáveis, proporcionando mais agilidade e eficiência durante a operação de semeadura.

Buscando atender à necessidade dos agricultores, a família de Plantadeiras Momentum da Valtra foi incrementada com o lançamento do modelo que abrange de 18 a 24 linhas de plantio. Esta, por sua vez, vem ao encontro do requerimento de máquinas menores, com sistemas autotransportáveis e que possuam tecnologia de plantio implementada.

Profundidade de plantio

Um dos principais desafios durante o processo de estabelecimento de uma lavoura é a profundidade de trabalho, visto que a mesma terá influência direta sobre a emergência da cultura. Dessa forma, a profundidade deve ser homogênea para que a emergência seja uniforme, o que facilita o manejo da lavoura, além disso, potencializa a produtividade da cultura, visto que não ocorre o efeito de plantas “dominadas e dominantes”.

Lançamento da Valtra, a nova Plantadeira Momentum, com modelos de 18 até 24 linhas, é uma versão compacta, mas que traz toda a tecnologia dos modelos maiores da série
Lançamento da Valtra, a nova Plantadeira Momentum, com modelos de 18 até 24 linhas, é uma versão compacta, mas que traz toda a tecnologia dos modelos maiores da série

Frente a isso, a Momentum possui uma estrutura pensada e desenvolvida para manter profundidade de trabalho independente da condição do terreno. Possui uma estrutura tubular, que é dividida em três módulos, sendo um central e dois laterais, os quais melhoram a angulação do próprio chassi, garantindo maior flexibilidade, bem como facilitam a movimentação da máquina para a sua abertura e fechamento.

Já o Wing Flex é o sistema que garante a angulação dos módulos laterais e, por sua vez, permite que esses tenham uma angulação de até 20° para cima e 20° para baixo. Além disso, a Momentum possui o sistema Smart Frame, que é responsável por manter pressão uniforme nas linhas de plantio, mesmo frente a irregularidades do terreno. Estes dois sistemas em conjunto melhoram a produtividade da lavoura em até 2%, pois todas as linhas mantêm a mesma pressão e uniformidade.

Para melhor distribuição de carga ao longo de todo o chassi e, consequentemente, linhas de plantio, a nova Momentum tem o sistema Weight Transfer, que melhora a emergência em até 7%, visto que é formado por dois cilindros laterais que irão transferir o peso central para os módulos laterais, melhorando o poder de corte da linha.

Eficiência operacional

Ao longo dos anos, a janela de plantio das regiões do Brasil vem diminuindo por conta de alguns fatores, entre eles climáticos e até mesmo novas genéticas de sementes. Dessa forma, o tempo hábil para realizar a semeadura, consequentemente, se torna menor, fazendo necessárias alternativas para melhorar a capacidade operacional das máquinas, como aumentar a largura de trabalho ou, ainda, a eficiência durante a operação.

A Plantadeira Momentum oferece ambas as alternativas, tanto como maiores larguras de trabalho, já que essa família de plantadeiras possui de 18 a 40 linhas de semeadura (esp. 0,45m), quanto mais eficiência operacional, visto que a máquina possui tecnologias que permitem otimizar o tempo de trabalho, fazendo com que tenha mais horas trabalhadas durante o dia.

Uma das tecnologias presentes é a ausência da necessidade de lubrificação diária da máquina. Tal feito permite que a máquina trabalhe mais área em um dia e, consequentemente, consiga semear mais área ao final da época de plantio, devido ao tempo que é “economizado” com a necessidade de lubrificação, que pode apresentar um ganho de pelo menos uma hora de trabalho.

Devido ao seu sistema, permite que em 45 segundos a máquina esteja pronta para o trabalho e, em 45 segundos, pronta para transportar&nbsp;&nbsp;<br>
Devido ao seu sistema, permite que em 45 segundos a máquina esteja pronta para o trabalho e, em 45 segundos, pronta para transportar  

A transportabilidade da máquina possibilita que a mesma tenha uma facilidade no momento da troca de área. Devido ao seu sistema, permite que em 45 segundos a máquina esteja pronta para o trabalho e, em 45 segundos, pronta para transportar, com uma largura total de 3,6 metros, sendo que toda a ação da máquina é realizada pelo operador, do interior da cabine, e com um simples toque na tela.

Para áreas mais distantes, quando necessária a utilização de transporte rodoviário, a máquina não precisa de escolta, já que consegue atingir uma largura total de 3,2 metros, com alguns simples ajustes, como: remoção dos discos de corte, alteração da posição do sulcador, remoção das molas de algumas linhas e travamento dos pantógrafos, fazendo com que em pouco tempo a máquina esteja pronta para esta condição de transporte.

Outro ponto importante a ser destacado, pensando em otimização de tempo, são os reservatórios centrais da plantadeira, tanto de fertilizante quanto de sementes, que são conduzidos até a linha através de pressão positiva. Esses reservatórios apresentam agilidade e simplicidade para o abastecimento por conta do seu posicionamento e também possuem dois reservatórios de 3.500 litros cada, para sementes e fertilizante, fazendo com que a autonomia da máquina seja alta, reduzindo o número de paradas.

Utilização eficiente de insumos

Ao longo dos anos, o custo com os insumos necessários para o estabelecimento de uma lavoura vem aumentando, especialmente os relacionados à operação de semeadura, visto que a tecnologia implementada nas sementes está cada vez maior, para que assim seja possível atingir altos patamares de produtividade. Desta forma, cada vez mais é importante realizar a gestão destes recursos, ou seja, como isto é aplicado na área em questão, buscando explorar o máximo possível e, ainda assim, utilizar somente o necessário.

Em consideração a isso, a família de Plantadeiras Momentum possui todo o sistema Precision Planting, que é composto pelos seguintes componentes: vSet2, vDrive, vApply Granular e 20|20. Eles são responsáveis por um controle total dos insumos que “passam” pela plantadeira.

A Plantadeira Momentum possui todo o sistema Precision Planting, que é composto pelos seguintes componentes: vSet2, vDrive, vApply Granular e 20|20. Eles são responsáveis por um controle total dos insumos que “passam” pela plantadeira&nbsp;&nbsp;<br>
A Plantadeira Momentum possui todo o sistema Precision Planting, que é composto pelos seguintes componentes: vSet2, vDrive, vApply Granular e 20|20. Eles são responsáveis por um controle total dos insumos que “passam” pela plantadeira  

O vSet2 é o dosador pneumático mais preciso do mercado, apresentando simplicidade no momento da regulagem e durabilidade ao longo dos anos. Possui ainda um singulador de sementes, garantindo a distribuição uniforme, com singulação acima de 99% na cultura do milho e 96% na cultura da soja.

O motor elétrico vDrive é um controlador eletrônico da população linha por linha, eliminando da plantadeira os eixos, motores hidráulicos, engrenagens e correntes. O mesmo possui desligamento linha a linha, diminuindo custos com sementes e perdas com produtividade (competição entre plantas), pois evita transpasse em áreas já semeadas. Já a plantadeira irá realizar compensação de curvas, o que significa que, quando trabalhando nesta condição, difere as velocidades angulares dos discos dosadores, que irão corresponder às distâncias percorridas.

&nbsp; &nbsp;A Momentum possui uma estrutura pensada e desenvolvida para manter profundidade de trabalho independente da condição do terreno&nbsp;&nbsp;<br>
   A Momentum possui uma estrutura pensada e desenvolvida para manter profundidade de trabalho independente da condição do terreno  

A exclusiva tecnologia vApply Granular é representada pelos rotores responsáveis pela dosagem do fertilizante, porque são acionados por motores hidráulicos e realizam o controle de duas seções de fertilizantes em toda a máquina, evitando a sobreposição de fertilizante em áreas onde já foi aplicado. Essa tecnologia permite trabalhar com taxa variável de fertilizantes, com mapas de prescrição, melhorando assim a gestão dos recursos aplicados.

O responsável por controlar esses componentes é o monitor 20|20, um sistema de monitoramento e controle versátil e intuitivo. Este, por sua vez, apresenta um layout amigável para a fácil leitura e navegação entre telas, e todas as informações são em tempo real através de gráficos e mapas em alta definição, facilitando e tornando mais rápida a tomada de decisão durante a operação. Além disso, é possível extrair mapas de trabalho para realizar a gestão das áreas trabalhadas.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro